U-Multirank 2021 mantém a Universidade do Algarve no Top 10 Nacional

A Universidade do Algarve volta a destacar-se no U-Multirank 2021, mantendo a sua posição no Top 10 nacional, na oitava posição, num ranking em que participam 25 instituições de ensino superior portuguesas.
Universidade do Algarve

A Academia algarvia alcançou a classificação máxima em sete indicadores, e encontra-se ainda acima da média, com “Bom” ou “Muito Bom”, em 16 indicadores. Comparativamente ao ano transato, a UAlg apresentou melhorias em quatro indicadores, sendo dois deles para a classificação máxima.

A classificação máxima de “Muito Bom” conseguida neste ranking foi alcançada nos seguintes indicadores: Publicações de investigação de tamanho normalizado (Investigação); Pós-Doutorados (Investigação); Spin-offs (Transferência de conhecimento); Publicações internacionais conjuntas (Internacionalização); Docentes estrangeiros (Internacionalização); Doutoramentos internacionais (Internacionalização); Publicações regionais com parceiros industriais (Envolvimento Regional).

Também se regista a criação de um novo indicador que, embora não seja ainda integrado no ranking geral este ano, é especificado nas classificações específicas de cada IES: Equilíbrio de Género (Ensino e Aprendizagem). De ressalvar que neste novo indicador a UAlg apresenta score de “0”, com classificação máxima de “Muito Bom”, indicando igualdade de oportunidades para ambos os géneros na evolução na carreira académica.

De realçar que em anos anteriores a “Investigação”, a “Transferência de conhecimento” e a “Internacionalização” já tinham alcançado classificações máximas em resultado da estratégia de desenvolvimento da UAlg, afirmando-a como uma universidade cosmopolita e inovadora, que aposta fortemente na produção de conhecimento e na sua transferência para a sociedade. Este ano a Universidade do Algarve volta a destacar-se na “Internacionalização”, com a melhoria no indicador dos doutoramentos internacionais.

Este ranking compara, este ano, 1948 universidades de entre 97 países a nível mundial, tendo como base cinco critérios de desempenho: Ensino (Teaching and Learning), Investigação (Research), Transferência de Conhecimento (Knowledge Transfer), Internacionalização (International Orientation) e Envolvimento regional (Regional Engagement).

Cada universidade é classificada tendo em conta um total de 35 indicadores, que podem ser consultados em: www.umultirank.org.