Apresentação

Bem-vindo à ESS!

A Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESSUAlg) foi criada em junho de 2003 e integrou a anterior Escola Superior de Enfermagem de Faro (Portaria 476 / 2003, de 11/06/03).

Em 2003, a adicionar ao curso de Enfermagem lecionado no Algarve desde 1971, a ESSUAlg incluiu o atual curso de Dietética e Nutrição, em funcionamento na antiga Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Algarve, desde 1997, e deu início à formação superior em Análises Clínicas e Saúde Publica, Farmácia, Radiologia e Terapia da Fala. Em Setembro de 2005, começou a ser lecionado o curso de Ortoprotesia, em parceria com a antiga Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Algarve.

Todos os cursos da ESSUAlg foram adequados ao Processo de Bolonha no ano letivo de 2008/2009.

Atualmente a ESSUAlg oferece formação de 1º Ciclo em Ciências Biomédicas Laboratoriais, Dietética e Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Imagem Médica e Radioterapia, Ortoprotesia.

A ESSUAlg colabora, ainda, em cursos de formação pós-graduada e participa em projetos de investigação aplicada e de serviço à comunidade, no âmbito das suas áreas de competência.

 

 

No âmbito do ensino e da investigação, a ESSUAlg integra as seguintes Redes:

European Federation of Radiographic Societies


A Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, através do Curso de Licenciatura em Radiologia, integrou a European Federation of Radiographic Societies (EFRS), tornando-se, consequentemente, membro do Higher Education Network for Radiography in Europe (HENRE), órgão vocacionado para a vertente educacional da EFRS.
O HENRE foi criado com o objetivo de constituir o recurso da EFRS, e dos corpos profissionais, no que concerne ao ensino e à investigação, na área da Radiologia, a nível europeu.

https://www.facebook.com/efrs.eu/info

 

European Academic Network of Biomedical Sciences


A Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, através do Curso de Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública, integrou a European Academic Network of Biomedical Sciences (EANBMs).
Trata-se de uma rede Europeia de Universidades e de Instituições de Ensino, no âmbito das Análises Clínicas e Saúde Pública, integrada na European Association for Professions of Biomedical Science (EPBS).

http://www.epbs.net/

 

European Federation of the Associations of Dietitians


A Federação Europeia de Associações de Dietistas (European Federation of the Associations of Dietitians - EFAD), estabelecida em 1978, promove o desenvolvimento científico e profissional dos dietistas e contribui para a comunicação entre associações de dietética e outras organizações profissionais, educativas e governamentais, de modo a melhorar a situação nutricional da população.
Esta federação é constituída por associações nacionais de profissionais da área da alimentação e nutrição e também por instituições europeias de ensino superior acreditadas para o ensino da Dietética e Nutrição.

www.efad.org