Apresentação
As Perturbações dos Sons da Fala (PSF) são das alterações mais frequentemente encontradas nos serviços de Terapia da Fala um pouco por todo o Mundo (Mullen & Schooling, 2010, Oliveira, Lousada & Jesus, 2015). A literatura científica aponta para dados de prevalência que variam entre 10% e 15% das crianças em idade pré-escolar e 6% das crianças em idade escolar (ASHA, 2000; McLeod & Harrison, 2009), sendo comum que estas alterações tenham repercussões ao nível da aprendizagem da leitura e da escrita (Hulme & Snowling, 2009), com consequências não só para a criança mas para a sua família também (Sugden et al., 2018).


O Curso de Especialização em Perturbações dos Sons da Fala resulta da necessidade de uma intervenção consciente e eficaz, assente em princípios sólidos de avaliação e diagnóstico que permitam que a criança tenha oportunidade de desenvolver as suas competências de forma adequada. Adicionalmente, esta área de formação especializada constitui uma área lacunar na formação pós-graduada dos Terapeutas da Fala.  

Objetivo

Esta pós-graduação, dirigida para Terapeutas da Fala, permite a atualização e aprofundamento de conhecimentos, através de momentos de reflexão, pesquisa e aplicação dos conteúdos, bem como o desenvolvimento de competências que visam um desempenho profissional adequado relativamente à avaliação e intervenção no âmbito das PSF. 

Funcionamento

Este programa de pós-graduação funciona na modalidade de ensino a distância, com a combinação de momentos síncronos e assíncronos. 

As aulas funcionam, de outubro a julho, às quintas, sextas-feiras e/ou sábados, em horário pós-laboral. A planificação das aulas será entregue aos estudantes no início do curso.

Propinas e taxas 2022/2023

Candidatos nacionais: 1 100 Euros

Candidatos internacionais*: 1 750 Euros

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de inscrição e seguro escolar: 150 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

As candidaturas são efetuadas através de formulário online, que é disponibilizado no separador "Candidaturas".
 
Saídas Profissionais

Como resultado dos conhecimentos adquiridos neste Curso de Pós-graduação, o estudante deverá ser capaz de:

  • Reconhecer os percursos de aquisição fonética e fonológica no Português e das variáveis fonológicas mais relevantes no processo de aquisição e desenvolvimento
  • Utilizar a terminologia atualmente aplicada às PSF
  • Efetuar o diagnóstico diferencial no âmbito das PSF (Perturbação Articulatória, Perturbação Fonológica e Dispraxia Verbal do Desenvolvimento)
  • Conhecer co-morbilidades associadas às PSF (Processamento Auditivo Central; Otite média; Trissomia 21; Motricidade Orofacial; ...)
  • Caracterizar adequadamente as diferentes PSF
  • Conhecer e aplicar instrumentos clínicos e provas complementares na avaliação da fala
  • Conhecer as medidas de avaliação de gravidade das PSF
  • Conhecer e aplicar diferentes metodologias e abordagens terapêuticas para a intervenção em casos de PSF
  • Compreender a relação existente entre PSF e Perturbações da Linguagem Escrita (PLE), avaliação e intervenção nestes domínios
  • Conhecer as metodologias científicas aplicadas ao estudo das PSF (métodos de recolha e procedimentos de análise de dados de fala)