Silhueta de pessoa indiferenciada

Dina Raquel Fernandes João

Professor adjunto convidado
Escola Superior de Saúde
Subsistema
Docentes Politécnico
Regime
Tempo integral
Vínculo
CT em Funções Públicas a termo resolutivo certo
Dina Raquel João é Nutricionista e Mestre em Nutrição Clínica, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas (nº 0204N), com o Título de Especialista para a área de Terapia a Reabilitação da Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação, subárea da Nutrição, tendo desenvolvido a sua atividade profissional principalmente na prática clínica, na docência e formação e na investigação. Como Nutricionista, iniciou atividade clínica em 2001, tendo exercido a nível hospitalar, em centro de saúde e em clínica privada. A experiência profissional na área da investigação decorreu, essencialmente, na área oncológica, tendo sido premiada nesse campo (1º Prémio de Nutrição Clínica da Fresenius Kabi, em 2002). Conta com diversas comunicações científicas orais e em painel, tanto em eventos nacionais como internacionais. Atualmente, é Professora Adjunta Convidada na Universidade do Algarve – Escola Superior de Saúde, lecionando à licenciatura em Dietética e Nutrição.

Atividades

Atividades
2020 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Nutrição no Ciclo de Vida. Dietética e Nutrição (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde.
2020 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Dietoterapia II. Dietética e Nutrição (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde.
2020 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Biologia Celular e Histologia. Dietética e Nutrição (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde.
2010 - 2019. Curso / Disciplina lecionado. Nutrição e Alimentação no Ciclo de Vida. Nutrição Humana e Qualidade Alimentar (Licenciatura). Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior Agrária.
2010 - 2019. Curso / Disciplina lecionado. Avaliação Nutricional e Dietética. Nutrição Humana e Qualidade Alimentar (Licenciatura). Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior Agrária.
2017 - 2019. Curso / Disciplina lecionado. Nutrição e Alimentação no Ciclo de Vida. Produção de Alimentos e Nutrição Humana (Licenciatura). Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior Agrária.
2018 - 2019. Curso / Disciplina lecionado. Avaliação Nutricional e Dietética. Produção de Alimentos e Nutrição Humana (Licenciatura). Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior Agrária.
2018 - 2019. Curso / Disciplina lecionado. Nutrição e Saúde Materno-Infantil. Produção de Alimentos e Nutrição Humana (Licenciatura). Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior Agrária.
2018 - 2019. Curso / Disciplina lecionado. Métodos Educativos na Área Alimentar. Produção de Alimentos e Nutrição Humana (Licenciatura). Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior Agrária.
2019 - Presente. Orientação. A influência da nutrição e do treino resistido na perda de massa gorda e ganhos de massa muscular. Orientador.
2019. Júri de grau académico. A influência da nutrição e do treino resistido na perda de massa gorda e ganhos de massa muscular. Orientador. Tiago Pires Janela (Outro).
2018 - Presente. Orientação. Avaliação do Estado Nutricional dos alunos do Centro de Estudos “Génios e Sabichões”. Orientador.
2018 - Presente. Orientação. Estado nutricional e hábitos alimentares de toxicodependentes; Estado nutricional de portadores de Trissomia 21. Orientador.
2018. Júri de grau académico. Avaliação do Estado Nutricional dos alunos do Centro de Estudos “Génios e Sabichões”. Orientador. Suzylena Levy (Outro).
2018. Júri de grau académico. Estado nutricional e hábitos alimentares de toxicodependentes” e “Estado nutricional de portadores de Trissomia 21". Orientador. Melissa Martins (Outro).
2017 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Noções de Nutrição. Auxiliar de Ação Médica. Empower.
2017 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Alimentação e Nutrição. Auxiliar de Ação Educativa. Empower.
2017/05. Apresentação oral de trabalho. Alimentação no controlo da dor no doente oncológico. V Congresso Naturales Medicinae.
2017/03. Apresentação oral de trabalho. Aversões Alimentares em Oncologia. XVI Congresso da APNEP.
2016 - Presente. Orientação. Estado nutricional e hábitos alimentares de diferentes faixas etárias da população de Alcains: sensibilização para uma alimentação equilibrada. Orientador.
2016 - Presente. Orientação. Nutrição e qualidade alimentar como promotores de saúde e qualidade de vida nas Santas Casas. Orientador.
2016 - Presente. Orientação. O Papel do Técnico de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar nas Santas Casas. Orientador.
2016. Júri de grau académico. O papel do técnico de Nutrição e Qualidade Alimentar em lares: avaliação nutricional, educação alimentar e verificação do sistema HACCP na Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco. Arguente principal. Ana Rita Correia (Outro).
2016. Júri de grau académico. Estado nutricional e hábitos alimentares de diferentes faixas etárias da população de Alcains: sensibilização para uma alimentação equilibrada. Orientador. Catarina Almeida (Outro).
2016. Júri de grau académico. Nutrição e qualidade alimentar como promotores de saúde e qualidade de vida nas Santas Casas. Orientador. Celina Vaz (Outro).
2016. Júri de grau académico. O Papel do Técnico de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar nas Santas Casas. Orientador. Vânia Pereira (Outro).
2016/05. Apresentação oral de trabalho. Agrião de água e cancro: o que nos diz a ciência?. Conferência “Agrião de água é +.
2014 - 2015. Curso / Disciplina lecionado. Estratégias nutricionais: otimização da ingestão nutricional e modulação. Formação Avançada em Nutrição em Oncologia (Pós-Graduação). Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde.
2015 - 2015. Curso / Disciplina lecionado. Nutrição e Cancro da disciplina de Nutrição. Medicina (Mestrado integrado). Universidade de Lisboa Faculdade de Medicina.
2015. Júri de grau académico. Dieta vegetariana: relevância na prevalência e outcomes em doenças crónicas. Arguente principal. Francisco Barros Ramalho (Mestrado). Universidade de Lisboa Faculdade de Medicina.
2015 - Presente. Orientação. Consumo de refrigerantes por crianças em idade escolar. Orientador.
2015 - Presente. Orientação. Avaliação do estado nutricional de crianças em idade pré-escolar do Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho. Orientador.
2015. Júri de grau académico. Elaboração de ementas, avaliação nutricional e verificação do sistema HACCP numa IPSS. Arguente principal. Lúcia Leitão (Outro).
2015. Júri de grau académico. The changing of the way of feeding from percutaneous endoscopic gastrostomy (PEG) to oral intake in child with Costello Syndrome. Arguente principal. Martyna Wojdylo (Outro).
2015. Júri de grau académico. Avaliação do estado nutricional de crianças em idade pré-escolar do Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho. Orientador. Bruna Antunes (Outro).
2015. Júri de grau académico. Consumo de refrigerantes por crianças em idade escolar. Orientador. Aléxia Orhan (Outro).
2015/04. Apresentação oral de trabalho. Superfoods no tratamento do cancro – mitos ou factos?. XVII Congresso Anual da APNEP.
2015/03. Apresentação oral de trabalho. Restrição glicídica em oncologia. Simpósio “Desafios Nutricionais em Oncologia: o que há de novo?”.
2014 - Presente. Orientação. Consumo de laticínios em crianças em idade pré-escolar. Orientador.
2014 - Presente. Orientação. Hábitos de consumo de pequeno-almoço em crianças de idade pré-escolar. Orientador.
2014. Júri de grau académico. Hábitos de consumo de pequeno-almoço em crianças de idade pré-escolar. Orientador. Soraia Branco (Outro).
2014. Júri de grau académico. Consumo de laticínios em crianças em idade pré-escolar. Orientador. Carla Santos (Outro).
2014. Júri de grau académico. Estado nutricional de crianças de escolas públicas do 1º ciclo do ensino básico do meio rural e do meio urbano. Orientador. Sílvia Santos (Outro).
2014/04. Apresentação oral de trabalho. Nutracêuticos vegetais adjuvantes na doença oncológica?. XVI Congresso Anual da APNEP.
2014/03. Apresentação oral de trabalho. Pessoa no pós-AVC: intervenção multiprofissional – O papel do Nutricionista. II Semana da Saúde da Universidade Atlântica.
2013 - 2013. Tutoria. Tutora de estágio para ingresso na Ordem dos Nutricionista . Pedro Neves.
2013 - 2013. Tutoria. Tutora de estágios no âmbito do SCORE – Standing Committee On Research Exchange da International Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA’s). Vários alunos.
2013 - 2013. Tutoria. Tutora de estágios de verão de alunos do ensino secundário, através do programa “Ciência Viva”. Vários alunos.
2013 - Presente. Orientação. Avaliação da composição nutricional e elaboração de fichas técnicas de empadas produzidas na “Arte de Pasteleiro”. Orientador.
2013 - Presente. Orientação. Avaliação do estado nutricional de indivíduos portadores de deficiência mental da APPACDM de Castelo Branco – Sertã. Orientador.
2013 - Presente. Orientação. Avaliação do estado nutricional de crianças e adolescentes do género feminino em regime de internato no Centro Paroquial de Promoção Social Rainha Santa Mafalda. Orientador.
2013 - Presente. Orientação. Relação entre a composição corporal e a qualidade de vida de idosos institucionalizados. Orientador.
2013 - Presente. Orientação. Estado nutricional de crianças de escolas públicas do 1º ciclo do ensino básico do meio rural e do meio urbano. Orientador.
2013. Júri de grau académico. Intervenção nutricional e alimentar numa empresa de consultadoria da área alimentar. Arguente principal. Marlene Freitas (Outro).
2013. Júri de grau académico. Avaliação nutricional de uma população infantil e sua relação com a prática de atividades de caráter físico. Arguente principal. Mariana Caetano (Outro).
2013. Júri de grau académico. Avaliação do estado nutricional de adolescentes femininas em regime de internato no Centro Paroquial de Promoção Social Rainha Santa Mafalda. Orientador. Eliana Rodrigues (Outro).
2013. Júri de grau académico. Avaliação do estado nutricional e da capacidade funcional em idosos institucionalizados. Orientador. Ana Cristina Mendes (Outro).
2013 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Alimentação Saudável e Económica. Associação de Solidariedade e Desenvolvimento do Laranjeiro.
2013/04. Apresentação oral de trabalho. Terapêutica Nutricional em Oncologia: Avaliação Nutricional. I Jornadas de Dietética e Nutrição da Escola Superior de Tecnologias da Saúde.
2012 - Presente. Orientação. Prevalência de desnutrição em idosos institucionalizados nos concelhos de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão. Orientador.
2012 - Presente. Orientação. Relação entre o Índice de Massa Corporal, a percentagem de massa gorda e o perímetro da cintura e os fatores de risco para doenças cardiovasculares. Orientador.
2012 - Presente. Orientação. Relação entre o aleitamento materno e o peso à nascença e a prevalência de excesso de peso e obesidade de crianças inscritas no ACES da Cova da Beira. Orientador.
2012 - Presente. Orientação. Consumo de pequeno-almoço e relação com excesso de peso e obesidade em crianças e adolescentes. Orientador.
2012 - Presente. Orientação. Estado nutricional, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em crianças dos 1º, 2º e 3º ciclos. Orientador.
2012. Júri de grau académico. Avaliação Nutricional de um grupo de Idosos do Lar D.ª Bárbara T. Silva. Arguente principal. Milene Rechena (Outro).
2012. Júri de grau académico. Influência da educação alimentar na melhoria dos hábitos alimentares em crianças do JI e do CATL da cidade do Cartaxo. Arguente principal. Telma Carapito (Outro).
2012. Júri de grau académico. Combate à Obesidade em Meio Escolar. Arguente principal. Susana Dias (Outro).
2012. Júri de grau académico. Consumo de pequeno-almoço e relação com excesso de peso e/ou obesidade em crianças do Jardim de Infância “O Girassol”. Orientador. Joana Rodrigues (Outro).
2012. Júri de grau académico. Prevalência de desnutrição em idosos institucionalizados em lares dos concelhos de Vila Velha de Ródão e Castelo Branco. Orientador. Alexandra Martins (Outro).
2012. Júri de grau académico. Aspetos relacionados com a gravidez, com a mãe e com o recém-nascido e sua influência na prevalência de excesso de Peso em crianças inscritas no ACES da Cova da Beira. Orientador. Diana Birra (Outro).
2012. Júri de grau académico. Estado Nutricional, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em crianças do 1.º, 2.º e 3.º ciclos: que relação?. Orientador. Rute Magina (Outro).
2012. Júri de grau académico. Relação entre IMC, perímetro da cintura, percentagem de massa gorda e os fatores de risco das doenças cardiovasculares. Orientador. Bárbara Teixeira (Outro).
2011 - Presente. Orientação. Intervenção nutricional na obesidade e excesso de peso em adultos. Orientador.
2011 - Presente. Orientação. A actividade do Profissional da Nutrição em contexto clínico, de consultoria e na formação. Orientador.
2011 - Presente. Orientação. O papel da Nutrição na indústria hoteleira. Orientador.
2011 - Presente. Orientação. A intervenção do profissional de Nutrição no contexto de uma Instituição de apoio social. Orientador.
2011 - Presente. Orientação. Adesão ao regime alimentar na pessoa com Diabetes mellitus tipo 2. Orientador.
2011 - Presente. Orientação. Relação entre o estado nutricional e a capacidade física de idosos utentes do Centro de Convívio e Apoio à 3º Idade de Tortosendo. Orientador.
2011 - Presente. Orientação. Controlo de Qualidade e Marketing Nutricional no Sector da Distribuição Alimentar. Coorientador.
2011. Júri de grau académico. Promoção do consumo de frutas e hortícolas numa população sénior. Arguente principal. Ana Margarida Sousa (Outro).
2011. Júri de grau académico. Avaliação e Proposta Nutricional de Ementas e Colaboração na Monitorização da Higiene e Segurança Alimentar. Arguente principal. Marlene Fernandes (Outro).
2011. Júri de grau académico. Intervenção do profissional de Nutrição numa Instituição de apoio social. Orientador. Joana Santos (Outro).
2011. Júri de grau académico. Controlo de Qualidade e Marketing Nutricional no Sector da Distribuição Alimentar. Orientador. Catarina Coelho (Outro).
2011. Júri de grau académico. O Papel do Profissional da Nutrição na Indústria Hoteleira – uma Abordagem no Empreendimento H2otel. Orientador. Elisabeth Santos (Outro).
2011. Júri de grau académico. A Atividade do Profissional da Nutrição em Contexto Clínico, de Consultoria e na Formação. Orientador. Elsa Costa (Outro).
2011. Júri de grau académico. Relação entre o Estado Nutricional e a Capacidade Física de Idosos Utentes do Centro de Convívio e Apoio à 3.ª Idade do Tortosendo. Orientador. Raquel Duarte (Outro).
2011. Júri de grau académico. Adesão ao Regime Alimentar e à Prática de Atividade Física no Diabético Tipo 2. Orientador. Susana Salvado (Outro).
2011/04. Apresentação oral de trabalho. A Qualidade de Vida do doente oncológico: a importância de uma avaliação nutricional válida. XIII Congresso Anual da APNEP – Nutrição no Séc. XXI: Prevenção e tratamento da doença.
2010. Júri de grau académico. Avaliação do estado nutricional e dos hábitos alimentares dos idosos do Centro de Dia de Alcafozes. Arguente principal. Maria Inês Martins (Outro).
2010. Júri de grau académico. Elaboração de um Manual de Dietas para o Centro de Dia de Alcafozes e algumas actividades efectuadas no âmbito do estágio realizado na Bioqual. Arguente principal. Thalia Lilia Melina Loos Willms (Outro).
2002. Apresentação oral de trabalho. Interesse do Suporte Nutricional no Doente Oncológico. III Simpósio do Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas do Instituto Superior de Ciências da Saúde - Sul, intitulado “Proposta Multidisciplinar em Oncologia”.
2002 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Avaliação do estado nutricional. Nutrição Entérica. Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo IP.

Projetos

Projetos
2013/01 - 2015/12. Does Watercress Intake Have an Impact on Cancer Patients Outcomes: a Longitudinal Trial. Investigador. Universidade de Lisboa Faculdade de Medicina.

Produções

João, Dina. 2020. Alimentos e bebidas a evitar durante o tratamento oncológico. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2020. Aumento de peso após o diagnóstico de cancro da mama. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2020. Cancro do pulmão e alimentação: melhorar e manter um bom estado nutricional. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2020. Pandemia por COVID-19: alimentação do doente com cancro. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2020. Cancro da próstata: alterações de peso após o diagnóstico. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2020. Tumores neuroendócrinos gastroenteropancreáticos: impacto e recomendações nutricionais. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2020. Dietas não convencionais e cancro: prós e contras. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2019. Antioxidantes – os efeitos dos suplementos no cancro. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2019. Dieta cetogénica e cancro: o que diz a ciência?. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2019. Cancro da próstata: efeitos terapêuticos da curcumina e do alho. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2019. Imunoterapia: influência dos probióticos e da alimentação na eficácia. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2019. Cancro da mama recetores de estrogénio positivos: leucina e tamoxifeno. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2019. Interações entre plantas e medicamentos usados no tratamento do cancro. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2019. Gengibre: efeitos nas náuseas e vómitos provocados pela quimioterapia. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2019. Alimentação rica em gordura estimula o cancro colo-retal. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2019. Microbioma intestinal no tratamento do cancro. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2019. Dietas e mais dietas e só uma doença, o cancro. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2019. Cancro da próstata e cálcio: qual é a relação?. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2019. Linhaça e cancro da mama. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2018. Magnésio e progressão do cancro da mama. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2018. Prevenção do cancro: as causas evitáveis. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2018. Vitamina C no tratamento do cancro: o que diz a ciência. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2018. Dieta alcalina no tratamento do cancro: a ciência não tem provas. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2018. Caquexia no cancro: nutrição, fármacos e exercício físico. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2018. Cancro colo-retal: a nutrição na recorrência e na sobrevivência. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2018. Cancro da pele não-melanoma: a influência dos nutrientes. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2018. Sobreviventes de cancro: alimentação na redução do risco de recidiva. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2018. Enzimas pancreáticas no cancro do pâncreas. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2018. Cancro do cólon: influência do café. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2018. Dieta mole e dieta pastosa: como enriquecer nutricionalmente. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2018. Soja e cancro da mama: do alimento ao suplemento. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2017. Diarreia em doentes oncológicos: recomendações alimentares. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2017. Probióticos e cancro: efeitos e segurança no tratamento. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2017. O microbioma e a sua influência no tratamento do cancro. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2017. Recorrência do cancro da mama: dieta para prevenir. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2017. Melanoma: influência da alimentação na sobrevivência. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2017. Cancro colo-retal e flora intestinal: uma estratégia de tratamento. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2017. Dieta e insulina na sobrevivência do cancro colo-retal: qual a relação?. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2017. Influência da ingestão de cálcio na formação de metástases ósseas. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2017. Cancro da próstata: o efeito do chá verde. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2017. Cancros da mama e próstata: plantas/suplementos aliviam afrontamentos?. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2017. Cancro do pâncreas: o papel da nutrição. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2017. Dieta e inflamação: influência na mortalidade por cancro. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2016. Intervenção dietética no controlo da dor em doentes oncológicos. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2016. Antioxidantes no tratamento oncológico: sim ou não?. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2016. Vitamina D no tratamento oncológico?. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2016. Crianças com cancro, os pais e um estilo de vida saudável. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2016. Importância do selénio no tratamento do cancro. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2016. L-carnitina e efeitos adversos da quimioterapia. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2016. Cuidados multidisciplinares na oncologia: o papel dos nutricionistas. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2016. Obesidade e prognóstico de cancro: o risco e a influência. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2016. Kefir: as propriedades anticancerígenas. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2016. Café e cancro. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2016. O açúcar alimenta o cancro?. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2016. Sumos de fruta e vegetais: são benéficos no cancro?. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2015. Watercress in breast cancer patients undergoing radiotherapy: relevance in DNA damage of dermatitis?. Em ESPEN 2015.
João, Dina. 2015. Does watercress influence phase angle in breast cancer patients during radiotherapy?. Em ESPEN 2015.
João, Dina. 2015. What is the pattern of diet, nutritional status and body fat in women with breast cancer?. Em ESPEN 2015.
João, Dina. 2015. Weight and body composition in breast cancer patients under hormone therapy. Em ESPEN 2015.
João, Dina. 2015. Body composition in gastrointestinal cancer patients referred to radiotherapy. Em ESPEN 2015.
João, Dina. 2015. Radioterapia - o efeito dos probióticos. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2015. Interação entre a alimentação e a quimioterapia oral. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2015. Influência do Hipericão na quimioterapia. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2015. Terapia/Dieta de Gerson no tratamento do cancro: o que diz a evidência?. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2015. Obesidade e excesso de peso: influência no prognóstico de sobreviventes de cancro da mama. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2015. Sobreviventes de cancro da mama: abordagem para a perda de peso. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2015. Obstipação em quimioterapia: o que fazer?. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2015. Estratégias alimentares na criança com cancro. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2015. Consumo de toranja na quimioterapia. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2015. Consulta de nutrição e atividade física no doente oncológico. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2015. Doente oncológico: precauções para uma atividade física segura. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2015. Náuseas e vómitos: como controlar durante o tratamento oncológico. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2014. Aspartame e cancro?. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2014. Químicos de origem vegetal no tratamento do cancro. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2014. Tratamento do doente oncológico: Um chá, por favor. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2014. Cheers!. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2014. Fertilidade após quimioterapia ao cancro da mama. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2014. Cerejas: muito mais que saborosas. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2014. Consumo de soja no cancro da mama. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2014. Alimentação no controlo da dor em doentes oncológicos. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2014. Radioterapia pélvica: importância da intervenção nutricional. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2014. Alterações no sabor e no olfato em doentes oncológicos. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2014. Programar refeições: a ajuda pode fazer a diferença. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2014. Quimioterapia quando a hipersensibilidade ao frio dificulta a alimentação. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2014. Dieta cetogénica no tratamento do doente oncológico. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2013. "What is the nutritional pattern and lifestyles of cancer patients?". Nutrición Hospitalaria, 28: 1468-1474.
João, Dina. 2013. Importância da nutrição no doente oncológico. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2013. Como ultrapassar os efeitos secundários da quimioterapia?. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2013. Como ultrapassar os efeitos secundários da quimioterapia? – obstipação. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2013. A diarreia como possível consequência da quimioterapia e da radioterapia: como ultrapassar?. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2013. A dose de quimioterapia e a obesidade" - Rúbrica "Melhor nutrição, mais vida. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2013. Ácidos gordos ómega 3 como adjuvantes no tratamento do doente oncológico.
João, Dina. 2013. Atividade física em doentes oncológicos: segura e possível. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2013. Atividade física: quais as recomendações para doentes oncológicos?. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2013. Ileostomias e colostomias: que alimentação?. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2013. Cancro da mama e flora intestinal: que relação?. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2013. A microflora intestinal no cancro da mama. www.stopcancerportugal.com
João, Dina. 2010. "Protocolo de intervenção nutricional em oncologia: evidência internacional adaptada à realidade Portuguesa". Mestrado.
João, Dina. "Doces segredos do chocolate". Busílis, 26 (maio, 2005).
João, Dina. "Dieta mediterrânica e saúde". Busílis, 23 (fevereiro, 2004).
João, Dina. "Obesidade – Aquém e além da formosura". Busílis, 24 (junho, 2004).
João, Dina. "O papel dos chás na saúde". Busílis, 25 (2004).
João, Dina. "E por que a alimentação pode ser um risco...". Busílis, 22 (setembro, 2003).
João, Dina. 2002. Effect of nutritional intervention in patients with head and neck cancer submitted to surgery, chemo and/or radiotherapy. Em ESPEN 2002.
João, Dina. 2002. Validation of the Patient-Generated Subjective Global Assessment (PG-SGA) in a population of Portuguese patients with head and neck cancer: a prospective study. Em ESPEN 2002.
João, Dina. 2002. Efeito da intervenção nutricional em doentes com neoplasias da cabeça e pescoço (NCP) submetidos a cirurgia, quimio e/ou radioterapia. Em 5ª Reunião Anual da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica.
João, Dina. 2002. Validação da Patient-Generated Subjective Global Assessment (PG-SGA) numa população portuguesa de doentes com neoplasias da cabeça e pescoço (NCP): um estudo prospectivo. Em 5ª Reunião Anual da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica.
João, Dina. "Validação do método da avaliação subjectiva global nutricional em doentes com neoplasias da cabeça e pescoço". Boletim trimestral da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, junho, 2002: 2-11.
João, Dina. 2001. "Avaliação do estado nutricional em doentes com neoplasias da cabeça e pescoço". Licenciatura.
João, Dina. 1999. A Vitamina C e o tratamento do cancro. www.stopcancerportugal.com
 

Contacto