Silhueta de pessoa indiferenciada

Ana Catarina Baptista

Professor Adjunto
Escola Superior de Saúde
Subsistema
Docentes Politécnico
Unidade ID externa
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL)
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Doutorada em Linguística, na Especialidade de Diagnóstico e Intervenção (Doutoramento e Voz, Linguagem e Comunicação), pela Universidade de Lisboa. Mestre em Terapia da Fala- patologia da linguagem pela Universidade Católica Portuguesa e Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz. Professor Adjunto na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve. Investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Áreas de interesse: Educação para a Saúde; Desenvolvimento infantil; Perturbações da Linguagem e Perturbações dos Sons da Fala em idade pediátrica; Otites médias com derrame; Saúde Ocupacional e Comunicação em Saúde.

Atividades

Atividades
2021/12/20. Júri de grau académico. Construção de checklists para identificação de risco em linguagem infantil (crianças 3 a 5 anos) para aplicação por educadores da infância.. Arguente principal. Aliaska Pereira Aguiar (Doutoramento). Universidade do Minho Instituto de Educação.
2020/09/01 - 2021/12/14. Orientação. Evolução das competências do brincar numa criança com Necessidades Educativas Específicas: Estudo de Caso..Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2020/09/01 - 2021/12/03. Orientação. Estimulação do vocabulário num grupo de crianças de 3 anos: O contributo das histórias para a infância.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020/09/01 - 2021/12/02. Orientação. Perceções das educadoras de infância sobre a promoção do desenvolvimento da linguagem através da exploração ativa de elementos da natureza..Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2021/11/25. Apresentação oral de trabalho. O diagnóstico das perturbações dos sons da fala: a prática dos Terapeutas da Fala em Portugal, Brasil e Moçambique. 4 ª reunião científica da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS). RACS (Benguela, Angola).
2020/09/01 - 2021/11/24. Orientação. A importância da deteção precoce da perda auditiva no desenvolvimento comunicativo de uma criança: Estudo de Caso.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2019 - 2020. Orientação. Nível de exposição ao ruído e perceção do risco numa amostra de pescadores do Algarve.Segurança e Saúde no Trabalho. Coorientador de Ana Patrícia Guerreiro Palma.
2020/10 - 2020/12. Organização de evento. Perturbações Auditivas: impacto no desenvolvimento da linguagem oral e escrita (2020). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas; Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança.
2020/12/01 - Presente. Membro de associação. Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Coordenadora do Departamento de Fala .
2020/04 - 2020/09. Membro de comissão. Membro da Comissão de Inovação e Desenvolvimento da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.. Membro.
2020/09 - Presente. Membro de comissão. Coordenadora do Departamento de Fala da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Coordenador.
2020/07/28. Júri de grau académico. Benefícios do Reiki em Idosos Institucionalizados.. Arguente principal. Caroline de Bessa Bárbora (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020/03/02 - 2020/03/02. Outro júri / avaliação. Título de especialista em Ciências e Tecnologias da Saúde na especialidade em Terapia da Fala do Mestre João Pedro Morujão Canossa Dias.. Universidade de Aveiro.
2020/02/15 - Presente. Organização de evento. III Encontro de Saúde & Educação: Livres e Felizes para Crescer (2020). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2020/01/26. Júri de grau académico. Caracterização do evento acústico em ataques ramificados (oclusiva + rótico) no Português Europeu.. Arguente principal. Liliana Sequeira Gomes (Mestrado). Instituto Politécnico do Porto.
2020/01/23. Júri de grau académico. O desenvolvimento da consciência da palavra num grupo de crianças entre os 4 e os 5 anos.. Arguente principal. Inês Gonçalves de Oliveira Rodrigues (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020/01/23. Júri de grau académico. Caracterização e promoção do desenvolvimento lexical de um grupo de crianças de 4 e 5 anos,. Arguente principal. Fânia Raquel Amendoeira Estrada (Mestrado). Universidade do Algarve.
2019/09 - 2019/12. Organização de evento. I Ciclo de Conferências sobre “Perturbações Auditivas: o conhecimento como caminho para a prevenção” (2019). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas; Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança.
2019/07/15. Júri de grau académico. Efeitos do Programa de Estimulação de Consciência Fonológica para o Português Europeu.. Arguente principal. Joana Patrícia Silva Figueiredo (Mestrado). Universidade de Aveiro.
2019/02/16 - Presente. Organização de evento. II Encontro de Saúde & Educação: Uma viagem à primeira infância. (2019). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2017 - 2018. Orientação. Perceções dos Educadores de Infância sobre a Terapia da Fala.Educação Especial - domínio cognitivo e motor (Mestrado). Coorientador de Susana Isabel Martins Inácio.
2018/05/02. Júri de grau académico. Relação entre medidas fonológicas, de produção de fala e os potenciais evocados auditivos.. Arguente. Tatiane Faria Barrozo (Doutoramento). Universidade de São Paulo.
2018/01 - Presente. Membro de associação. Associação Portuguesa de Terapia da Fala. Sócia.
2017/09/01 - 2018/01/31. Orientação. Diagnóstico de Perturbações dos Sons da Fala: realidade dos terapeutas da fala e dos fonoaudiólogos..Terapia da Fala (Iniciação científica). Orientador.
2017/12/15. Júri de grau académico. PEACE: Prova de Escrita para Avaliac¸a~o e Ana´lise de Compete^ncias de Escrita - Contributos para o Desenvolvimento da Primeira Versa~o do Instrumento.. Arguente principal. Ana Rita Caravana Pereira Carvoeiro (Mestrado). Universidade Nova de Lisboa.
2017/12/04. Júri de grau académico. Perturbações do desenvolvimento da linguagem oral em crianças em risco: representações e expectativas de uma equipa multidisciplinar, . Arguente principal. Maria da Graça Dias Luísa Viegas (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017/11/27. Júri de grau académico. Conhecimento e consciência dos sons aos três anos de idade: construção de instrumentos para recolha de dados e estudo de caso.. Arguente principal. Mara Alexandra Gomes da Costa (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017/06/24 - Presente. Organização de evento. I Encontro de Saúde & Educação: construindo pontes de sucesso para o desenvolvimento infantil (2017). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2016/06 - Presente. Arbitragem científica em revista. International Journal of Pediatric Otorhinolaringology (0165-5876). Elsevier.
2016/01 - Presente. Arbitragem científica em revista. Revista Portuguesa de Terapia da Fala (2183-1297).
2012/09/01 - 2013/06/30. Orientação. Estudo Comparativo da Fluência da Fala no Português do Brasil e no Português Europeu..Terapia da Fala (Iniciação científica). Orientador.

Produções

Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana . 2022. "Critérios de seleção dos alvos para a intervenção nos transtornos dos sons da fala". Em Aquisição Atípica da Linguagem: Modelos Linguísticos e Prática Clínica. Brasil: Abralin.
Susana Rodrigues; Ana Catarina Baptista. 2021. "Programa de saúde vocal para professores do ensino superior". Revista Docência do Ensino Superior. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.33976
Baptista, Ana Catarina; Tânia Reis. 2021. A linguagem nas perdas auditivas por otites médias. https://www.taniareis.com/pt/apontamentos/a-linguagem-nas-perdas-auditivas-por-otites-medias
Baptista, AC; Horta, H & Rodrigues, S.. 2020. Uma Viagem à Primeira Infância: Relatos de um dia que vale a pena recordar. . Faro: Universidade do Algarve Editora.
Baptista, AC & Rodrigues, S.. 2020. "O ensino à distância na modalidade de b-learning: a experiência num programa de pós-graduação ". Universidade do Algarve Editora.
Baptista, Ana Catarina. "Será que a criança está a ouvir bem? Os desafios da identificação precoce". Kids Marketter, março, 2020.
Baptista, Ana Catarina. "A genialidade linguística dos bebés". Kids Marketter, junho, 2020.
Baptista, Ana Catarina; Mendes, Ana Paula de Brito Garcia; David Nascimento; David Guerreiro; Miriam Moreira. 2020. "Introdução". Editado por Papa-Letras, 7-16. Vol. 1. Lisboa: Papa-letras.
Baptista, Ana Catarina; Susana Filipa Viegas Rodrigues ; Luciana Rezende de Oliveira. Autor correspondente: Luciana Rezende de Oliveira. 2020. Fonoaudiologia e Terapia da Fala: histórico das profissões no Brasil e em Portugal. Em XXVIII congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.
Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana ; Luciana Rezende de Oliveira. Autor correspondente: Luciana Rezende de Oliveira. 2020. O desafio do diagnóstico nos transtornos dos sons da fala: um estudo exploratório sobre a experiência de terapeutas da fala e fonoaudiólogos.. Em XXVVIII Congresso Brasileiro de Fonaudiologia.
Ana Catarina Baptista; Susana Rodrigues; Andreia Silva; Verónica Leal. 2019. "Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: a perceção dos professores de 1.º ciclo da região do Algarve". revistamultidisciplinar.com, 1 (2): 41-51. https://doi.org/10.23882/MJ1918
Baptista, Ana Catarina. "Does early identification of children with otitis media with effusion can prevent difficulties in language development?". European Journal of Public Health, 27 de abril, 2019. 10.1093/eurpub/ckz084
Baptista, Ana Catarina. 2019. "Revisão crítica da ESFala: Escala de Desenvolvimento dos Sons da Fala". Revista Portuguesa de Terapia da Fala, 9: 27-30. https://www.aptf-rptf.com/c%C3%B3pia-artigo-9-5
Baptista, Ana Catarina. 2015. "O desenvolvimento fonológico de crianças com otites médias com derrame : estudo longitudinal". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10451/22243
Castro, Blenda Stephanie Alves e; Martins-Reis, Vanessa de Oliveira; Baptista, Ana Catarina; Celeste, Letícia Correa. 2014. "Fluency profile: comparison between Brazilian and European Portuguese speakers". CoDAS, 26 (6): 444-446. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20142014184
 

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