UAlg associa-se às celebrações dos 100 anos da insulina

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), em colaboração com a Universidade do Algarve, promove uma série de atividades até fevereiro de 2022, para assinalar os 100 anos da descoberta da insulina. Intitulada “Insulina Sai à Rua”, esta iniciativa conta com um vasto conjunto de atividades dirigidas à sociedade em geral onde a importância da insulina é exaltada e comunicada de forma clara, objetiva e acessível a toda a população.

Os docentes e investigadores da UAlg atuarão em três domínios, nomeadamente na Ciência, na Educação e na Arte, Comunicação e Design.

No domínio da Ciência serão realizadas atividades que pretendem dar a conhecer especificidades e curiosidades em redor da insulina, como a sua estrutura e composição (através da impressão 3D da Molécula), infografia, características (dadas a conhecer através de filmes “Viagem da Insulina”, “10 Curiosidades da Insulina”) e impacto na vida das pessoas (“Top 10 da Insulina”, filme “A Insulina das nossas vidas”). Haverá ainda uma cerimónia de encerramento com a Cápsula do Tempo da Insulina, iniciativa que pretende sensibilizar a comunidade de hoje e de amanhã para o legado da insulina e para toda a inovação que ainda permitirá alavancar.

Na Educação serão lançadas várias iniciativas, como uma edição especial da Revista UAlgoritmo, com artigos científicos transformados e acessíveis a todos. Estão previstos webinares, tertúlias presenciais e formação de professores, destinados a utilizadores, famílias, comunidade e até a empresas da região. Também equipas de docentes na área da saúde (enfermagem, nutrição, e ciências farmacêuticas) abordarão a temática na comunidade escolar e conteúdos igualmente personalizados serão dirigidos às Universidades Séniores da região.

No domínio da Arte, Comunicação e Design, tentando deixar memória na comunidade, haverá atividades de teatro (interativo e de fantoches), acompanhadas por Livro Gigante, que promete animar e sensibilizar. Em farmácias da região, encontrará a iniciativa “Agulha no Agulhão”, de forma a alertar para a importância da reciclagem de materiais em redor do consumo da Insulina. Nos Centros de Saúde haverá o “Quizz da Insulina”, com questões e respostas explicadas acerca da Insulina e da sua centralidade para as nossas vidas. Será elaborado, ainda, um mural sobre a insulina, (que poderá ser visitado brevemente no Campus de Gambelas) que, após uma visita às bibliotecas da UAlg e ao Centro Ciência Viva do Algarve, promete informar e “transformar” a sua insulina.

Este projeto envolve, até ao momento, 22 parceiros em torno de mais de 40 iniciativas que decorrerão na região algarvia.

Consultar plano de atividades da UAlg aqui.

Mais informação em http://chua-insulinasaiarua.pt/

Insulina sai à rua