DIA ABERTO NA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE

No próximo dia 26 de fevereiro de 2015 realiza-se mais uma edição do DIA ABERTO da Universidade do Algarve.

Durante todo o dia, das 9h00 às 18h30, a Escola Superior de Saúde (ESSUAlg) irá promover a realização de atividades práticas e interativas, no âmbito das matérias lecionadas nas nossas Licenciaturas.

À semelhança do ano anterior, a ESSUAlg disponibilizará aos alunos do ensino secundário a realização de uma simulação da visita de um doente às urgências do hospital, onde os mesmos poderão intervir nas várias etapas.

Este ano foi desenvolvida uma nova atividade, que irá permitir aos estudantes um contacto real com os profissionais de saúde e uma visita aos laboratórios da Escola Superior de Saúde, no Campus de Gambelas.

Descrição das Atividades:

1. UMA VISITA ÀS URGÊNCIAS:

Ao longo desta atividade, os alunos podem participar nas diversas etapas de uma visita de um doente aos cuidados de saúde, numa situação de urgência, entre as quais:
- Triagem;
- Realização de análises clínicas, incluindo a determinação do grupo sanguíneo;
- Realização de ultrassonografia utilizada para atividades de diagnóstico;
- Produção de medicamentos;
- Administração de medicamentos por via endovenosa.

Esta atividade é realizada pelos Cursos de Análises Clínicas e Saúde Pública, Enfermagem, Farmácia e Radiologia, na Escola Superior de Saúde.

2. LAB-GUIDE: UM ROTEIRO PELOS BASTIDORES DA INTERVENÇÃO EM SAÚDE:

Dietética e Nutrição:
Demonstração em direto de uma avaliação antropométrica;
Demonstração da confeção de uma receita saudável.

Terapia da Fala:
Observação de uma sessão de Terapia da Fala;
Contacto com um Terapeuta da Fala e com o gabinete terapêutico;
Visita ao Laboratório de Audição e Terapia da Fala.

Ortoprotesia:
Apresentação do papel do Ortoprotésico na equipa de Medicina Física e Reabilitação;
Oportunidade de realizar avaliações funcionais e posturais, como em contexto profissional;
Apresentação da intervenção terapêutica dos ortoptotésicos em diferentes problemas de saúde.

Esta atividade é realizada pelos Cursos de Dietética e Nutrição, Ortoprotesia e Terapia da Fala, no Campus de Gambelas.

Inscrições, até 20 de fevereiro, em www.ualg.pt.