Palestra "A fotografia como instrumento colaborativo"

Campus da Penha - Sala 94 da Escola Superior de Educação e Comunicação

No dia 27 de maio, pelas 14h00, irá realizar-se a Palestra "A fotografia como instrumento colaborativo", que terá como oradora convidada Sofia Rodrigues.

Organizada pela direção do Mestrado em Educação Social, esta iniciativa é aberta a toda a comunidade académica.

Sobre a Palestra

A fotografia como instrumento colaborativo: a metodologia Photovoice junto de públicos em situação de vulnerabilidade.

O uso da fotografia pode introduzir novas formas de conversação e de análise na investigação e/ou intervenção junto de públicos vulneráveis? A ação de capturar fotografias quotidianas pode provocar novas formas de diálogo interno e grupal? É possível responder a perguntas por meio de imagens? Podemos dialogar com e através das imagens e abrir a conversação e reflexão a infinitas possibilidades? Esta palestra aborda o uso da fotografia (inspirada na metodologia photovoice) como instrumento colaborativo na investigação-ação em diversos contextos de atuação junto de pessoas (de todas as faixas etárias), famílias e grupos em contextos de vulnerabilidade.

Sobre Sofia Rodrigues

Psicóloga, Doutorada em Psicologia na Universidade de Aveiro e Certificação Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo TAOS Institute (EUA e Espanha). Desenvolve diversas atividades de supervisão, consultoria e formação para profissionais nas áreas de intervenção social e comunitária com famílias muito vulneráveis, abordagens colaborativas, gestão de caso e metodologia Photovoice. É coautora de diversos artigos científicos, capítulos de livros nacionais e internacionais e revistas internacionais na área da psicologia, intervenção comunitária, pobreza e exclusão social e cidadania.