Núcleo Produtos de Apoio no CHUA nasceu de uma parceria com a Escola Superior de Saúde

Tendo por objetivo contribuir para uma estratégia de gestão assente em pressupostos de sustentabilidade, no dia 04 de novembro, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, inaugurou o Núcleo Produtos de Apoio (Laboratório de Ortoprotesia), que visa centralizar todo o sistema de Ajudas Técnicas das várias unidades do CHUA, contemplando as necessidades dos doentes, em todo o processo terapêutico.

Trata-se de um projeto inovador que nasceu de uma parceria com a Escola Superior de Saúde (ESS) da Universidade do Algarve (UAlg) e tem por missão a construção interna de próteses e ortóproteses personalizadas às necessidades de cada paciente com a utilização de materiais recicláveis.

Na ocasião estiveram presentes a presidente do Conselho de Administração do CHUA, Ana Vargues Gomes, o presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Paulo Morgado, e o representante do Município de Faro, vereador Adriano Guerra. A Escola Superior de Saúde (ESS) da Universidade do Algarve (UAlg) fez-se representar pelo diretor da ESS, Luís Pedro Ribeiro.

Após a inauguração, o ministro da Saúde entregou a primeira ortótese de membros inferiores produzida nesta nova valência a uma criança.

Esta resposta, que constitui uma estrutura “única no panorama de resposta hospitalar no SNS”, pretende minimizar tempos de internamento e diminuir tempos no processo de reabilitação, e agilizará avaliações individualizadas, específicas e estruturadas no âmbito dos produtos de apoio.

Para o CHUA, este processo, possibilita a diminuição de custos, promove a economia circular com a reutilização, recuperação e reciclagem dos produtos usados, com uma expetativa de crescimento nos próximos anos.