Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visitou centro de testagem à Covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, visitou a Universidade do Algarve, no dia 21 abril, pelas 11h30, “para reconhecer e agradecer o trabalho dos docentes, funcionários e uma mobilização inédita dos estudantes”.
314565

Estes disponibilizaram-se como voluntários para colaborar no processo de testagem que a UAlg está a realizar a toda a comunidade académica, tendo em vista a retoma das atividades letivas de forma mais segura.

Para Manuel Heitor, apesar de um “reinício tranquilo, seguro e feliz”, é necessária “muita precaução” e, por isso, “a realização dos testes é muito importante para prever e ir monitorizando as atividades diariamente”.

Neste novo regresso ao ensino presencial, o ministro da tutela visitou ainda uma aula do curso de licenciatura em Design da Comunicação e outra do curso de licenciatura em Imagem Animada, na Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC).

Instalado no Ginásio da ESEC, no Campus da Penha, o centro de testagem à Covid-19 está a operar desde o dia 16 de abril e prevê-se que se mantenha a funcionar até ao próximo sábado, dia 24 de abril. Até esta data é expectável que se realizem cerca de 3500 testes.

No âmbito do “Programa de Testagem Cruz Vermelha Portuguesa – Ensino Superior”, a Universidade do Algarve aderiu a esta operação de rastreio, direcionada a toda a comunidade académica, orientada por cerca de 50 voluntários, entre docentes, funcionários e estudantes. A realização do teste rápido de antigénio para SARS-CoV-2 realizou-se de forma voluntária e gratuita.

Também o reitor Paulo Águas enaltece o trabalho de todos os voluntários envolvidos no planeamento e realização desta operação de testagem, realçando a adesão da comunidade académica a este rastreio. Na sua opinião, “só desta forma se poderá fazer da Universidade do Algarve um local saudável e mais seguro para estudar e trabalhar”.

Até ao momento não há a registar nenhum caso positivo de Covid-19 na UAlg.

Ver mais fotos aqui.