José Moreira é o novo presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior

José Moreira, docente e investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve desde 1999, toma posse, no dia 15 de abril, como presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior (Snesup).

A Lista A encabeçada por José Moreira elege como grandes prioridades do seu mandato o combate à precariedade e a progressão nas carreiras.

Constituída por docentes e investigadores, quer integrados nas carreiras, quer em condição precária, e com variada representação dos subsistemas, na Lista A também estão representados membros do Ensino Superior Privado.

José Moreira tem 55 anos, é doutorado em Química-Física pela Universidade de Santiago de Compostela e vai, assim, suceder Mariana Gaio Alves, que era presidente do sindicato desde fevereiro de 2021. O novo líder do Snesup já fazia parte da anterior direção, contando com cerca de 20 anos de experiência sindical.

A lista encabeçada por José Moreira venceu as eleições, que decorreram a 8 de março, com 74% dos votos. A nova direção é composta por 25 membros.

O Snesup é a única estrutura sindical cuja área de intervenção se centra exclusivamente nas universidades, politécnicos e laboratórios científicos.