Jafar Jafari é Doutor Honoris Causa pela UAlg na área do Turismo

A Universidade do Algarve atribuiu, no dia 16 de novembro, o título de Doutor Honoris Causa a Jafar Jafari, personalidade reconhecida internacionalmente na área do Turismo, numa cerimónia pública aberta a toda a comunidade, que se realizou no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos, no Campus de Gambelas.
Universidade do Algarve

Segundo o novo doutor da UAlg "o Turismo é uma encruzilhada para a história, a cultura, a religião (...). Numa alusão à missão da ONU, Jafar Jafari relembra que “o turismo é uma indústria de paz, porque a sua própria existência depende da Paz, não tem outra escolha senão ser uma indústria que ama a Paz". A sua intervenção centrou-se, essencialmente, nos desafios atuais da atividade económica de Turismo.

Um dos pontos altos da cerimónia contemplou a Laudatio proferida por João Albino Silva, padrinho do homenageado. João Albino Silva, professor emérito da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, apresentou uma breve retrospetiva do legado de Jafar Jafari e do seu modelo multidisciplinar para o estudo do Turismo. Seguiu-se a imposição das insígnias doutorais e o discurso do novo Doutor. Para Paulo Águas, reitor da UAlg, trata-se de um justo e merecido reconhecimento. Num cumprimento de grande “satisfação e respeito”, referiu: “já o consideramos um de nós, mas a partir de hoje fará parte da UAlg para sempre”. Jafar Jafari, enquanto docente convidado da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, tem ajudado a contribuir para a projeção científica da Academia na área do Turismo.

A proposta de atribuição do título honorífico de Doutor Honoris Causa em Turismo ao Professor Doutor Jafar Jafari foi uma iniciativa da Faculdade de Economia (FE), tendo recolhido pareceres favoráveis, por unanimidade, por parte de todos os Conselhos Científicos e Técnico-científicos.

Jafar Jafari é editor fundador da revista Annals of Tourism Research; editor-chefe da revista Tourism Social Science Series; coeditor-chefe da revista Bridging Tourism Theory and Practice Series; editor-chefe da Encyclopedia of Tourism; cofundador editor da revista Information Technology & Tourism; cofundador de TRINET; presidente cofundador do Tourism Intelligence Forum e presidente fundador da International Academy for the Study of Tourism.

É doutorado em Antropologia Cultural (Universidade do Minnesota, EUA) e mestre em Gestão Hoteleira (Universidade de Cornell, EUA). É doutor Honoris Causa pela Universidade das Ilhas Baleares (Espanha) e pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). Ganhou ainda, em 2005, o prémio “Ulysses Award” da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas.

É professor convidado da Sun Yat-sen University (China), da Universidade do Algarve (Portugal), da University of Isfahan (Iran), professor honorário da Bundelkhand University (India) e professor emérito da University of Wisconsin-Stout (USA).

Tem sido consultor e assessor de várias agências intergovernamentais (incluindo a UNWTO e o Banco Interamericano de Desenvolvimento) e de vários ministérios do Turismo.

Refira-se que ao nível da investigação, a UAlg é sede do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CINTURS), avaliado com Muito Bom, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e acolhe um polo do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR), avaliado com Bom pela FCT. Atualmente, nesta área a UAlg possui duas licenciaturas, Turismo e Gestão Hoteleira; uma pós-graduação em Pesquisa e Análise de Mercado para o Turismo (Portimão) e quatro mestrados: Direção e Gestão Hoteleira e Turismo (em língua portuguesa), Gestão das Organizações Turísticas e Economia do Turismo e Desenvolvimento Regional (em língua inglesa) e um doutoramento em Turismo (em língua inglesa), o primeiro criado em Portugal, em 2007.