Escola Superior de Saúde integra Conselho Nacional do Ensino Público de Enfermagem

A Escola Superior de Saúde (ESS) da Universidade do Algarve (UAlg) integra o Conselho Nacional do Ensino Público de Enfermagem (CNEPE). A carta de princípios foi assinada no dia 02 de maio, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

Na cerimónia pública, marcaram presença pela UAlg o diretor da ESS, Luís Pedro Ribeiro, e a subdiretora, Augusta Ferreira. A iniciativa contou ainda com as intervenções de Afaf Meleis, reitora emérita da Escola de Enfermagem da Universidade da Pensilvânia, de Filomena Gaspar, professora da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, e de Aida Cruz Mendes, professora e presidente da ESEnfC.

Segundo a Carta de Princípios, este órgão, que é composto por 18 das 20 instituições do setor público que formam enfermeiros em Portugal, assume a missão de “promover o desenvolvimento da Enfermagem”, constituindo-se “como uma plataforma de diálogo e um espaço de intercâmbio vocacionado para a discussão, a análise e o aprofundamento de assuntos que interessem ao ensino de Enfermagem”, bem como para a “intervenção e influência junto de outros atores sociais”.

Foto de grupo