Ana Jorge é a nova presidente do Conselho Geral da Universidade do Algarve

Ana Maria Teodoro Jorge, médica e antiga ministra da Saúde, foi eleita presidente do Conselho Geral da Universidade do Algarve (UAlg), no dia 28 de junho.

Personalidade de destaque a nível nacional, Ana Jorge dinamiza vários projetos ligados à saúde em diversas instituições.

Além de Ana Jorge, que passa a presidir, na nova composição foram cooptados os seguintes membros externos: Amélia Santos (cofundadora e CEO da empresa Innuos Digital Music Players); António Carlos Guerreiro Morgado André (Delegado Distrital da Ordem dos Engenheiros e gerente da empresa PROTECNA - consultores de engenharia) Hélder Mota Filipe (professor associado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, ex-presidente do Infarmed); Hugo Vieira (vice-presidente da Direção Nacional da ANJE); Isabel Maria Rodrigues Gonçalves (fundadora da empresa Hubel); João Augusto Castel-Branco Goulão (diretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências - SICAD); Nuno Battaglia (presidente da Algarve Partners, grupo empresarial que criou a Congelagos); Paulo Luís do Carmo Pinheiro (administrador da Parkalgar – Parques Tecnológicos e Desportivos, S.A.); Tiago Magalhães (diretor de Bioinformática da multinacional Genuity Science).

O novo Conselho Geral deu posse aos membros externos cooptados, seguindo-se a eleição do novo presidente deste órgão. Refira-se que compete ao Conselho Geral eleger o seu presidente de entre as dez personalidades externas.

O Conselho Geral da UAlg é composto por trinta e cinco membros, que se distribuem da seguinte forma: Dezoito representantes dos professores e investigadores; seis representantes dos estudantes; um representante dos funcionários não docentes; e dez personalidades externas, de reconhecido mérito, não pertencentes à UAlg, com conhecimentos e experiência relevantes para a Academia.

Os membros do Conselho Geral não representam grupos nem interesses setoriais e são independentes no exercício das suas funções.

De realçar que compete ao Conselho Geral a definição da estratégia de desenvolvimento da Instituição e a decisão sobre todos os aspetos decisivos relacionados com a gestão da Universidade, nomeadamente a eleição do Reitor.

Sobre Ana Jorge

Licenciada em Medicina pela Universidade de Lisboa, especialidade Pediatria.

Área de Intervenção profissional, social ou cultural: Ciências da Saúde.

Foi ministra da Saúde, entre 2008 e 2011, diretora do serviço de Pediatria no Hospital Garcia da Orta, docente na Escola Nacional de Saúde Publica e Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, direção do colégio de Pediatria da Ordem das Médicos e mais recentemente na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, onde esteve à frente da unidade de missão para os cuidados continuados do Hospital da Estrela da SCML. Já fez parte de variadas comissões de ética e conselhos gerais de outras Instituições de ensino superior e ligadas à saúde.

conselhogeral