Notícias

Secretário de Estado da Educação diz que “é fundamental termos alunos felizes e motivados”
No passado dia 24 de junho, a Universidade do Algarve foi palco do “I Encontro de Saúde & Educação: construindo pontes de sucesso para o desenvolvimento infantil”, organizado pela área departamental de Terapia da Fala. Neste evento estiveram presentes mais de 60 profissionais de Saúde e Educação da região algarvia. O Encontro contou com a presença do secretário de... (ver mais)
Desenvolve ortótese para tornozelo e pé
Uma equipa interdisciplinar da Universidade do Algarve participou nas jornadas da Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (SUPERA), que se realizaram no Porto, entre os dias 1 e 3 de junho, vencendo o primeiro prémio dos desafios da Maratona de Desenvolvimento de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade - TOM Porto 2017. A... (ver mais)
Da Maratona de Desenvolvimento de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade
Uma equipa interdisciplinar da Universidade do Algarve participou nas jornadas da Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (SUPERA), que se realizaram no Porto, entre os dias 1 e 3 de junho. O grupo da UAlg venceu o primeiro desafio da Maratona de Desenvolvimento de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade - TOM Porto 2017 em... (ver mais)
Investigação & Desenvolvimento made in Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) acaba de lançar o nº 10 da revista institucional «UALGzine». Com uma periodicidade anual, esta edição, sob o lema "Investigação & Desenvolvimento made in Algarve”, dá a conhecer os diferentes Centros de Investigação e de Estudo e Desenvolvimento, bem como os seus investigadores e projetos de I&D da Academia algarvia.... (ver mais)
Receção aos alunos
A Universidade do Algarve vai realizar, de 3 a 7 de julho e de 10 a 14 de julho, cursos de verão em diversas áreas de estudo: Ciências; Comunicação e Design; Desporto; Economia, Gestão e Turismo; Empreendedorismo; Engenharias e tecnologia; Línguas e Humanidades; Saúde. Destinados aos jovens que frequentam o ensino secundário, estes... (ver mais)
Nos campi da UAlg
A Universidade do Algarve volta a receber, durante o ano letivo de 2016/2017, a unidade móvel de rastreio do VIH/SIDA. O próximo rastreio realiza-se no dia 20 de abril, entre as 10h00 e as 13h30, no Campus da Penha. O objetivo é sensibilizar a população académica para a importância da deteção precoce da infeção e disponibilizar testes rápidos para deteção do... (ver mais)
Programa Cultural para estudantes internacionais
Promover o destino turístico junto dos estudantes estrangeiros, tendo como ponto de partida a oferta cultural do programa «365 Algarve» foi a ideia que norteou a parceria pioneira entre a Região de Turismo do Algarve (RTA), a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Universidade do Algarve (UAlg) e que vai decorrer em 2017. O desafio que o «365 Algarve» lançou... (ver mais)
Newsletter da Área Departamental de Dietética e Nutrição da ESSUAlg
N.º 0 | OUTUBRO E NOVEMBRO DE 2016
eBook disponível
Encontra-se disponível um eBook intitulado "Dimensões da Dieta Mediterrânica, Património Imaterial Cultural da Humanidade", versão bilingue, que apresenta as perspetivas de vários autores sobre esta temática. Versão em Português Versão em Inglês
22 de maio | 14h00
O Instituto Superior de Engenharia, através do Departamento de Engenharia Civil, está a organizar um ciclo de conferências sobre Turismo Acessível, em parceria com a Região de Turismo do Algarve, a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, a Escola Superior de Saúde, a Escola Superior de Educação e Comunicação e as Ordens de Engenheiros e Arquitetos. O... (ver mais)
Foi assinado hoje, dia 6 de março, o protocolo de colaboração entre a Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESSUAlg) e a Câmara Municipal de Faro (CMF), que permitirá dar início ao projeto “Histórias sem Idade”, organizado e dinamizado pelo Grupo de Voluntariado da ESSUAlg. Este Projeto, levado a cabo pelos voluntários do referido Grupo, conta com a... (ver mais)
Novo ciclo de estudos inicia já em 2015/2016
O novo ciclo de estudos em Ciências Biomédicas Laboratoriais da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve foi acreditado por 6 anos, no passado dia 05/02/2015, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e entrará em funcionamento no ano letivo 2015/2016.
No próximo dia 26 de fevereiro de 2015 realiza-se mais uma edição do DIA ABERTO da Universidade do Algarve.
No próximo dia 26 de fevereiro de 2015 realiza-se mais uma edição do DIA ABERTO da Universidade do Algarve. Durante todo o dia, das 9h00 às 18h30, a Escola Superior de Saúde (ESSUAlg) irá promover a realização de atividades práticas e interativas, no âmbito das matérias lecionadas nas nossas Licenciaturas. À semelhança do ano anterior, a ESSUAlg disponibilizará aos... (ver mais)
Nídia Braz representa ESSUAlg
A Universidade do Algarve (UAlg) assinou, no dia 4 de fevereiro, um protocolo de colaboração com a Universidade de Salamanca (USAL), a Direção-geral de Saúde (DGS), Portugal, e a Fundação Geral do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), Espanha, que pretende tornar-se numa referência internacional, num dos desafios prioritários para a nossa sociedade: o... (ver mais)
Data, hora e Local das entrevistas
Data, hora e Local das Entrevistas » Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina » Escola Superior de Educação e Comunicação  » Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Tursimo » Escola Superior de Saúde » Faculdade de Ciências Humanas e Sociais » Faculdade de Ciências e Tecnologias » Faculdade de Economia » Instituto Superior de... (ver mais)
No âmbito do Dia Mundial da Radiologia | 8 de novembro
João Pinheiro, docente do Curso de Radiologia da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, foi distinguido pela EFRS – European Federation of Radiographer Societies.   O slogan que o docente propôs acolheu o maior numero de votos, tendo sido escolhido para elaboração do poster que será divulgado, em todo o mundo, por ocasião da comemoração do... (ver mais)
NOVO CICLO DE ESTUDOS DA ESSUAlg Acreditado por 5 anos
O novo ciclo de estudos em Imagem Médica e Radioterapia da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve foi acreditado, hoje, 31 de julho, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e entrará em funcionamento no ano letivo 2015/2016. Os alunos que ingressam no Curso de Licenciatura em Radiologia,  no ano letivo 2014/2015, transitarão... (ver mais)
15 a 29 de maio
  De 15 a 29 de maio decorre o período para a avaliação do segundo semestre (2013/2014) dos Cursos da ESSUAlg (Exceto Enfermagem). Os questionários PEAad, constituindo uma medida das perceções dos estudantes e dos docentes das unidades curriculares, são um instrumento importante na avaliação da qualidade do ensino e aprendizagem dos cursos da Universidade... (ver mais)
Publicado em Diário da República 
No dia 10 de março, foi publicado em Diário da República o Estatuto do Estudante Internacional, que pretende “criar os meios legais adequados para que se possa reforçar a capacidade de captação de estudantes estrangeiros, através de um concurso especial de acesso e ingresso nos ciclos de estudos de licenciatura e integrados de mestrado ministrados em instituições de... (ver mais)
Projetos de Investigação no âmbito do Envelhecimento Saudável e Ativo
No âmbito do Envelhecimento Saudável e Ativo, o Centro de Estudos e Desenvolvimento em Saúde (CES) encontra-se a desenvolver 3 Projetos de Investigação : PROJETO SHARA – Conhecer o estado de saúde e os riscos da população maior de 60 anos na região (observacional) PROJETO PhENA-OA – Conhecer o efeito de abordagens não-farmacológicas de tratamento da... (ver mais)
Mestrados com candidaturas abertas até 07 julho
ESSUAlg representada na candidatura portuguesa
A Dieta Mediterrânica foi classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade, na 8ª sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, em Baku, no Azerbaijão. A Universidade do Algarve saúda o município de Tavira enquanto comunidade representativa de Portugal nesta Candidatura Transnacional, pelo sucesso alcançado... (ver mais)