I Encontro de Saúde & Educação

I Encontro de Saúde & Educação

No passado dia 24 de junho, a Universidade do Algarve foi palco do “I Encontro de Saúde & Educação: construindo pontes de sucesso para o desenvolvimento infantil”, organizado pela área departamental de Terapia da Fala. Neste evento estiveram presentes mais de 60 profissionais de Saúde e Educação da região algarvia.

O Encontro contou com a presença do secretário de Estado da Educação, João Costa, que enalteceu o caráter vivo e dinâmico da Universidade do Algarve. Na sua conferência inaugural sob o tema " Políticas educativas para o desenvolvimento integral", João Costa reforçou a necessidade da construção de um currículo que potencia a inclusão de todos os estudantes com necessidades educativas especiais, realçando que integrar não é o mesmo que incluir. Foi ainda levantada a questão acerca das competências que um bom aluno deve ter e da necessidade de criar o perfil de competências do aluno, a partir do qual se efetivará a flexibilização da gestão curricular. O secretário de Estado da Educação concluiu a sua conferência afirmando que é fundamental termos alunos felizes e motivados.

Neste Encontro foram abordados "temas quentes" no âmbito da saúde e da educação infantil, tais como a Classificação Internacional da Funcionalidade (CIF), a importância (ou não) dos diagnósticos clínicos para o contexto educativo, a Hiperatividade e Défice de Atenção e a Dislexia.

Foram apresentadas práticas de saúde e práticas educativas a nível regional e com relevante impacto na vida de todas as crianças. Desde projetos de educação financeira, partilhas de vivências em terreno da saúde escolar, até a práticas de educação em contexto hospitalar, vários foram os temas apresentados. 

Foi um dia repleto de partilhas e de reflexão, tendo como ideia central “a importância de termos crianças felizes”!